Atividade 3_5 – Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
A palavra “currículo” origina-se do latim “currere” que quer dizer carreira. No contexto escolar o termo tem a ver com a caminhada do educando dentro do processo de ensino e aprendizagem ao longo dos anos, pautado em um rol de disciplinas e conteúdos a serem trabalhados. Este poderá ser construído institucionalmente, ou seja, cada escola poderá construir o seu, fazendo suas adequações de acordo com o meio ao qual está inserida e com as metas e objetivos que se deseja alcançar.
O currículo escolar serve como um norte para o professor, portanto muito importante, porém deverá ser flexível e passível de mudanças. Deverá funcionar como um recurso para o educador e nunca como uma espécie de lei rígida que terá que ser seguida metodologicamente. É necessário e importante para o planejamento do professor, sendo que este deverá ter a total liberdade para realizar as mudanças que achar necessárias, adequando-o às suas estratégias de ensino.
Um currículo escolar flexível permite ao docente criar novas estratégias na intenção de despertar o interesse de seus alunos e com isso atingir seus objetivos. Foi essa flexibilidade curricular tão necessária e importante que permitiu a inserção das tecnologias no ambiente escolar. E hoje, os recursos tecnológicos tornaram-se uma ferramenta pedagógica de grande importância na escola, que associa os conteúdos educacionais à realidade do educando, despertando seu interesse e preparando-o para o mercado de trabalho. Enfim, as tecnologias têm proporcionado ao professor realizar um trabalho mais dinâmico, diferenciado e atrativo para seus alunos e a construção de um currículo mais construtivista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário