Atividade_1_2 – Quem sou como professor e aprendiz?
Ser um profissional da educação sempre foi um grande desafio, pois atender a diversidade de opiniões e atitudes não é fácil. O docente deve manter um certo equilíbrio porque as provações são muitas e os alunos não o ver mais como os alunos de antigamente o viam, com admiração, como referência de vida, com afeto. Ser um professor, hoje, tem de estar preparado para lidar com situações que muitas vezes chegam a fugir de seu controle, pois os alunos chegam ao ambiente escolar sem muita perspectiva de estudo, muitas vezes obrigado pelos pais, e aqueles que não são obrigados pelos pais são pelas leis e como não estão ali por querer acabam descontando sua insatisfação no professor, vendo-o como seu rival e não como aquela pessoa que está para ajudar, para ensinar, para prepará-lo para o futuro.
As dificuldades são muitas e a experiência faz a grande diferença nesta profissão, pois a todo momento surgem situações que só quem está no meio por mais tempo consegue contorná-las, seja envolvendo alunos, pais ou mesmo a própria sociedade. Como o papel da escola é formar cidadãos hábeis para o trabalho e dignos de viver socialmente, a responsabilidade é muito grande e nem sempre conta com a ajuda da família e acaba ficando muito sobrecarregada. Por isso a importância de um educador está se formando continuamente para adquirir habilidades suficientes para lidar com essa sobrecarga e no final conseguir sucesso em seu trabalho.
Sabe-se que o professor tem que está preocupado em agradar seus alunos, em proporcionar um ambiente favorável à aprendizagem e fazê-la acontecer e é cobrado por isso, não estou criticando, pois o nosso papel como docente é ensinar mesmo, porém muitas vezes passamos por momentos críticos em que os discentes não demonstram nenhum interesse e mesmo assim temos que mostrar resultados, mas isso faz parte do ofício de nossa profissão. Enquanto professor, procuro ser criativo, o mais objetivo possível e paciente, para que as minhas metas possam ser atingidas. Estou buscando me preparar cada vez mais, tenho participado de cursos de capacitação na área de tecnologia educacional com intuito de fugir cada vez mais do tradicionalismo e abrilhantar mais as minhas aulas, tornando-as mais interessante, proveitosas e atrativas para os meus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário