Atividade 4_1 – Conhecendo objetos em multimídia
O trabalho do professor Lucas Ciavatta demonstra a sincronia de um grupo produzindo um único som, em que cada membro desse grupo exerce um papel de grande importância dentro da coreografia, sendo que o não cumprimento da tarefa de um dos membros compromete o resultado de todo o grupo. Da mesma forma, se dentro da escola todos os membros (professores e alunos), com os mais diversos objetivos específicos buscarem apenas um só objetivo geral, o resultado será um só: o sucesso de todos.
A metodologia de ensino que se busca atualmente contempla uma vivência mais abrangente dentro de uma cultura artística e digital, na intenção de tornar o ambiente escolar mais atrativo e interessante para o aluno, cuja finalidade é proporcionar uma aprendizagem mais colaborativa por parte deste, para que aprenda os conteúdos inerentes ao currículo de forma menos enfadonha e mais prazerosa. Isso tem se tornado possível graças a presença dos recursos de multimídias na escola.
Fazendo uso das tecnologias digitais podemos elaborar planos de aulas com metodologias diferenciadas, que envolva toda a turma e não apenas um pequeno grupo de alunos. Um dos recursos mais utilizados é o computador, até mesmo por que um grande número de escolas possuem ambiente(s) informatizado(s). Este tem revolucionado o ambiente educacional. Com computadores conectados à internet é possível realizar atividades colaborativas pedagógicas envolvendo diversas pessoas, como a produção compartilhada de slides online.
Com um auxílio de um computador e softwares mais sofisticados tornou-se possível fazer projeções em três dimensões. Aquilo que era apenas uma imagem estática ganhou movimento, como se tivesse ganhado vida, passou a ser arte, arte digital, graças a recursos gráficos que o próprio homem e a sua imensurável inteligência desenvolveu. Sobre a arte digital tenho pouco conhecimento. Tenho ouvido falar bastante a respeito e vejo muitas apresentações gráficas, porém não sei como funciona exatamente. Através da arte digital tem sido possível fazer simulações computacionais de moléculas químicas, das ligações e do comportamento delas dentro de um retículo cristalino. Isso é formidável.